sábado, 27 de setembro de 2014

Corda do Círio chega à capital paraense


Chegou a Belém nesta quarta, 24, um dos principais símbolos de fé dos católicos paraenses: a corda do Círio 2014. O objeto, que tem espaço disputado por centenas de fieis durante as duas principais Romarias, mede 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro, assim como a do ano passado. Para muitos, “Ir na corda”, é uma das maiores homenagens a Mãe Santíssima, é uma demonstração de devoção quase inacreditável.

A corda deste ano foi produzida em Santa Catarina e, depois de breve escala em São Paulo, chega à capital, fretada pela transportadora Novo Progresso, que fez a doação do serviço. A corda é feita de sisal e seus 800 metros serão divididos em dois pedaços menores, cada um com 400 metros. Um deles será usado na Trasladação e outra metade na grande romaria do domingo, dia 12 de outubro.

Histórico – A corda foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduzia a imagem de Nossa Senhora ficou imóvel durante uma das romarias e precisou ser puxada. Desde então, foi incorporado às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário