segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bosque Rodrigues Alves, o Jardim Botânico da Amazônia completa 131 anos

Passear pelo Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia, um dos principais pontos turísticos de Belém, é fazer uma viagem pela história da cidade. Fundado em 25 de agosto de 1883, o Bosque completa 131 anos hoje, 25/08.

O Bosque Rodrigues Alves, inspirado no Bois de Bologne (Bosque de Bolonha), em Paris, é um pedaço da floresta Amazônica preservado no meio da cidade. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.
Entre as coleções estão mais de 80 mil espécies de plantas vasculares e espéciessilvestres, especialmente as que estão ameaçadas, assim como milhares de espécies cultiváveis de importância econômica e seus correspondentes silvestres.A fauna é rica de espécies regionais, abrigando animais em cativeiro e outras espécies em liberdade. Conta ainda com um aquário com várias espécies originárias da amazônia, um orquidário, lagos, grutas, cascatas e até uma réplica de montanha.


Além disso, a Coordenadoria de Fauna recebe alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e técnicos em Manejo de Fauna e utiliza os mesmos nas atividades de rotina e no desenvolvimento de projetos de pesquisa mais específicos. O objetivo é a análise e avaliação da biologia das espécies animais do Bosque, formação de banco de dados sobre a fauna amazônica e atividades inter-institucionais.


Visitação: de 3ª a domingo, das 8 às 17h.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2453 - Marco

Nenhum comentário:

Postar um comentário